O Início


Pesquisando em Documentos do APERS

Conversas com familiares

Minha primeira dica é começar com os familiares. Em uma pesquisa genealógica podemos acabar investindo uma grana considerável na obtenção de segunda via de documentos e principalmente em testes de ancestralidade (DNA). Portanto, o ideal é começar ouvindo as histórias de família, e se possível gravá-las (algo que eu não fiz). Importante também tirar fotos de todos os documentos que nomeiem parentes, tenham datas, eventos e etc.

Eu iniciei a construção da minha árvore genealógica há muitos anos atrás e meu início foi exatamente conversando com meus familiares e perguntando o que lembravam, em quais cidades/estados nasceram, como seus pais se conheceram e etc. Meu erro foi não gravar estas conversas (até porque na época não era tão simples, hoje em dia com a tecnologia disponível, não há desculpas para não registramos essas histórias).

Certidão de nascimento, casamento, óbitos; bem como registros de batismos (ou perguntar pelos nomes dos padrinhos, cidade ou igreja onde ocorreu a cerimônia), todas informações extremamente úteis na construção da nossa árvore genealógica, e que conseguimos obter sem começar a gastar nosso dinheiro "suado" já na largada.




A Importância das Histórias

Mesmo que você não esteja planejando escrever um livro a respeito da genealogia da sua família, ouvir e registrar as histórias de seus antepassados é muito importante.

A primeira razão pela qual registrar essas histórias é tão importante, é o fato de poder repassá-las para outras pessoas da sua família e ajudar a manter toda a riqueza da sua ancestralidade "viva" dentro da sua e das próximas gerações. Tenho certeza que você irá se impressionar com a quantidade e riqueza de detalhes que os mais velhos guardam em suas lembranças. Seja através de uma foto, um documento, um nome ou até uma data ou ano específico. São experiências e conhecimento que temos obrigação de conversar e repassar aos nossos (se não com uma publicação, pelo menos recontando essas historias para nossos parentes, filhos, sobrinhos e etc).

Um outro ponto importantíssimo de resgatar e registrar essas histórias, são porque elas nos ajudam e muito durante nossa pesquisa genealógica. Muitas vezes não encontramos documentos, não temos uma data, evento ou nome de alguma pessoa para nos ajudar a evoluir nas nossas buscas, e um detalhe presente em uma das histórias que ouvimos de nosso avô, mãe, tia ou da nossa madrinha, pode ser a peça que faltava para que consigamos dar o próximo passo na construção da nossa árvore genealógica.

O fundamental é termos o desejo real de conhecer nossos antepassados, a vontade genuína de ouvir atentamente os "causos" (como minha avó dizia), e o respeito e dedicação para além de preservá-las, repassá-las. Quando seus parentes perceberem sua atenção e desejo genuíno de saber mais sobre sua ancestralidade, irão buscar na memória essas histórias e inclusive eles irão se surpreender de suas lembranças. Pois como não é muito comum esse interesse por histórias do passado, esse exercício de recordar épocas que para essas pessoas normalmente tem um sentimento muito forte, estimula suas lembranças!


Eu lembro muito das histórias que minha avó contava sobre as reuniões que faziam em casa, nas quais sua comadre contava inúmeras histórias, em um tempo que não havia televisão e muito da diversão era fruto das interações sociais, saraus, conversas e reuniões de parentes e amigos.

Cada uma dessas histórias me ajudaram a lembrar de algum detalhe (nome de alguma pessoa ou lugar), e me faziam procurar por documentos e informações diretamente em uma cidade ou cartório específico; ou conversar com outros parentes para ver se tinham mais detalhes e lembravam de alguma outra informação que poderia ser útil nas minhas pesquisas.

Por último, se você ainda não se convenceu que estas histórias são verdadeiras relíquias para quem está estudando genealogia e que são realmente muito importantes, saiba que você não irá encontrar todas as respostas em documentos ou examtes de DNA. É muito difícil (ou praticamente impossível), encontrar 100% da linhagem de uma família em documentos e registros. Várias lacunas são preenchidas pelas histórias que são preservadas e contadas de pai/mãe para os filhos. Batizados, casamentos e os próprios registros de nascimento custavam dinheiro e muitas pessoas simplesmente não tinham os recursos para tanto, e então as infomações que recebemos de nossos familiares podem ser as únicas fontes que existem para continuarmos nessa jornada de busca ancestral.

Quanto mais voltamos ao passado, identificamos que muitas pessoas não sabiam ler, escrever e assinar o nome, pois as dificuldades eram muitas e para nós pessoas negras, ainda mais difícil pois tinham leis que proibiam as pessoas de irem à escola. Então caso algum familiar soubesse escrever, talvez você encontre uma (ou mais) cartas, possa comparar sua assinatura em algum documento para comprovar que encontrou um registro de sua família, ou tenha somente relatos orais e que foram passados de geração em geração.

Bom pessoal, essa é minha primeira recomendação para as pessoas que estão dispostas a resgatar sua ancestralidade: ouçam as histórias da sua família! Você vai curtir muito voltar no tempo junto com seu familiar e resgatar eventos fantásticos e que merecem ser guardados, relembrados e compartilhados!


Exemplo de Documento do APERS

Uma Grande História...

Durante minhas conversas com famliares e registros que trago no meu livro, tenho alguns relatos muito interessantes, mas uma das histórias mais marcantes que descobri nessa minha jornada de pesquisas, foi um caso de polícia no qual alguns dos meus antepassados estavam envolvidos.

Esta não foi uma história que ouvi diretamente de um familiar, mas realmente foi um achado muito importante dentro da minha genealogia e fiz questão de destacá-lo no meu livro, e inclusive discutir nos detalhes o evento. Ao mesmo tempo que é uma história do século XIX, ela é muito atual e conversa diretamente com situações que ainda existem em pleno século XXI.

É um caso que evidencia outro recurso muito importante nas buscas genealógicas, que é a pesquisa em arquivos públicos. Além de serem uma fonte riquíssima de histórias do passado, é mais uma opção de busca por informações que podemos utilizar sem custo financeiro.


Nos próximos artigos irei abordar técnicas e fontes de informação que utilizei neste meu trabalho de pesquisa e edição do livro THEREZA - Uma Genealogia Afro-Brasileira, vou apresentar histórias e fatos interessantíssimos sobre alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil, dicas e curiosidades acerca das pesquisas genealógicas (bem como algumas observações específicas para nós afro-brasileiros); e ainda uma gama de outras informações que espero sejam úteis para o leitor em geral, e principalmente para as pessoas que estão na sua busca genealógica.

Boa pesquisa e até a próxima!

Galeria THEREZA

Acesse a Galeria Temática do Livro THEREZA e adquira imagens fantásticas sobre o tema do livro (Exemplo: para fazer um belo quadro), por apenas R$9,90!

Sobre o Autor

Author Image

Marcelo Leal

Profissional da área de Tecnologia com mais de 30 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, Leal possui dois livros publicados na área (Brasport/2010 e Packt/2014). Apontado como uma das 25 pessoas mais importantes da Tecnologia no Brasil em 2022 (web3news), Leal também entrou para a lista dos 10 profissionais negros que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologia (Forbes Brasil), e foi um dos três finalistas para o prêmio "Sim à Igualdade Racial" em 2020. THEREZA - Uma Genealogia Afro-Brasileira é seu terceiro livro e o primeiro do autor sobre ancestralidade afro-brasileira.

Author Signature

THEREZA - Uma Genealogia Afro-Brasileira

Você pode escolher entre o formato digital ou impresso (brochura ou capa dura).

ATENÇÃO: O preço da edição especial (capa dura) está em Dólares Americanos (USD$). Os preços aqui apresentados são apenas referência e estão sujeitos a mudanças por parte das livrarias. Clique na sua versão preferida a seguir e confira os preços diretamente no site da Amazon (muitas promoções e descontos frequentes).

EBOOK

R$ 24,90

    img
  • Livro Digital.
  • Acesso Instantâneo.
  • Disponível Loja Kindle da Amazon.

IMPRESSO (Capa Dura)

USD$ 28,41

  • Edição ESPECIAL.
  • Capa Dura.
  • Interior Colorido.

CONTATO

genealogia@eall.com.br