Descobrindo a Riqueza Cultural do Povo Iorubá


Rei Iorubá Sango, pelas lentes da Inteligência Artificial
O Rei Iorubá Sango

A história dos Iorubás é uma trama complexa de estados em conflito, impérios em ascensão e queda, e culturas que se mesclam e evoluem. Os Iorubás tinham uma sociedade altamente sofisticada e organizada, com um forte sistema de governo e cidades-estados bem estabelecidas antes da chegada dos colonizadores europeus. Eles eram principalmente divididos em reinos, dos quais podemos citar alguns dos mais conhecidos como: Oyo, Ijebu e Ekiti.

Os Iorubás são famosos por sua arte e escultura, expressões artísticas que retratam não apenas a estética, mas também a cosmovisão e a religião desse povo. As máscaras e esculturas Iorubás são algumas das mais reconhecidas da arte africana e representam uma variedade de deidades, espíritos e antepassados.

A mitologia Iorubá é particularmente fascinante. Os Iorubás têm uma rica tradição oral, com uma infinidade de histórias e mitos que explicam o mundo ao seu redor. Em sua cosmologia, a vida é um ciclo, um fluxo constante de existência espiritual e física. As divindades, chamadas Òrìṣà (Orixás), são muitas e diversas, cada uma com suas próprias personalidades, poderes e mitos associados (muito presente na religião de grande parte da minha família).

Um dos Orixás mais famosos é Oduduwa*, que é considerado o ancestral dos Iorubás. Ele é frequentemente retratado em artefatos culturais, simbolizando a descendência comum dos Iorubás (base fundamental dos Iorubás). Sàngó (Xangô)*, o Orixá do trovão e do raio, é outra figura central na mitologia Iorubá. Acredita-se que ele foi um rei histórico do povo Oyo e é venerado por seu poder e justiça.

(*) Ver nota ao final do artigo.


A Herança Africana na Formação da Identidade Brasileira


A diáspora africana trouxe a cultura e a religião Iorubá para o Brasil e a levou para outros lugares nas Américas também. No Brasil, a influência Iorubá é muito forte, especialmente na religião, música, dança e na culinária. A religião afro-brasileira do Candomblé, por exemplo, tem muitas de suas raízes na religião tradicional Iorubá.

Assim como todas as culturas e histórias, a história dos Iorubás é cheia de nuances e complexidades (principalmente sua mitologia). As experiências do povo Iorubá não podem ser simplificadas em um único conto. Adebanji Akintoye, em seu livro "A History of the Yoruba People", a referência que mais utilizei no meu livro, oferece uma visão aprofundada da história e cultura do povo Iorubá desde sua formação e dissidências.

Ao olharmos para a contribuição do povo Iorubá, é possível ver como a história e a cultura afro-brasileiras são inseparáveis de suas raízes africanas. Este é um tema explorado em maior profundidade no meu livro, onde busco explorar e celebrar a herança africana (de maneira geral), na formação da identidade sul-riograndense e brasileira.

Entender a herança africana do Brasil é essencial para entender a própria identidade do nosso país. E o povo Iorubá, com sua rica história, sua vibrante cultura e sua influência duradoura, é um exemplo perfeito da contribuição africana na nossa sociedade.

Conforme destaquei no início deste artigo, foram muitos e diversos os povos africanos que foram sequestrados e trazidos para as américas, e mais especificamente para o Brasil. Inclusive quando tratamos da cultura Iorubá especificamente, também temos diversos reinos e povos diferentes trazidos para o nosso país.

Fora os povos de cultura Iorubá e outros que sabemos que chegaram ao Brasil, alguns que não temos registros também podem ter sido sequestrados pelo infame regime europeu e portanto serem antepassados de afro-brasileiros.

O Grande Rei Iorubá Oduduwa, pelas lentes da Inteligência Artificial
O Grande Rei Iorubá Oduduwa

Caso você esteja trabalhando na construção da sua árvore genealógica, e tenha oportunidade, os exames de DNA são peças fundamentais para entendermos se nossos ancestrais faziam parte de um destes povos já conhecidos e registrados na literatura convencional, ou descobrir possivelmente outros povos que fazem parte da construção do nosso país e que ainda nem sabemos.

Boa pesquisa e até a próxima!



Referências

1. Akintoye, S. A. (2010). A History of the Yoruba People. Amalion Publishing.

2. "Countries and Their Cultures" - everyculture.com (site com conteúdo em inglês). Disponível em: https://www.everyculture.com/wc/Mauritania-to-Nigeria/Yoruba.html.

3. Lawal, Babatunde. (1995). The Gẹlẹdẹ Spectacle: Art, Gender, and Social Harmony in African Culture. University of Washington Press.

Nota: A primeira imagem é uma representação artística do rei Sango, e a segunda do grande rei Oduduwa. Ambas utilizando recursos de Inteligência Artificial.

Galeria THEREZA

Curtiu as Imagens deste artigo?! Acesse a Galeria Temática do Livro THEREZA e adquira imagens fantásticas sobre o tema do livro (Exemplo: para fazer um belo quadro), por apenas R$9,90!

Sobre o Autor

Author Image

Marcelo Leal

Profissional da área de Tecnologia com mais de 30 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, Leal possui dois livros publicados na área (Brasport/2010 e Packt/2014). Apontado como uma das 25 pessoas mais importantes da Tecnologia no Brasil em 2022 (web3news), Leal também entrou para a lista dos 10 profissionais negros que estão fazendo história nas grandes empresas de tecnologia (Forbes Brasil), e foi um dos três finalistas para o prêmio "Sim à Igualdade Racial" em 2020. THEREZA - Uma Genealogia Afro-Brasileira é seu terceiro livro e o primeiro do autor sobre ancestralidade afro-brasileira.

Author Signature

THEREZA - Uma Genealogia Afro-Brasileira

Você pode escolher entre o formato digital ou impresso (brochura ou capa dura).

ATENÇÃO: O preço da edição especial (capa dura) está em Dólares Americanos (USD$). Os preços aqui apresentados são apenas referência e estão sujeitos a mudanças por parte das livrarias. Clique na sua versão preferida a seguir e confira os preços diretamente no site da Amazon (muitas promoções e descontos frequentes).

EBOOK

R$ 24,90

    img
  • Livro Digital.
  • Acesso Instantâneo.
  • Disponível Loja Kindle da Amazon.

IMPRESSO (Capa Dura)

USD$ 28,41

  • Edição ESPECIAL.
  • Capa Dura.
  • Interior Colorido.

CONTATO

genealogia@eall.com.br